O Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (16), o Pacto por um Ceará Sem Fome, que tem como objetivo o envolvimento do poder público, das organizações da sociedade civil e da iniciativa privada em prol de uma única causa: o combate a esse problema social crônico. No ato, também foram entregues mais de 40 mil cartões Ceará Sem Fome, no valor de R$ 300, para os 184 municípios cearenses.
Na oportunidade, o Prefeito Edson Veriato, assinou a carta de adesão, que ocorreu no Centro de Eventos, em Fortaleza, e contou com as presenças do governador do Ceará, Elmano de Freitas; da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas; da secretária de Proteção Social, Onélia Santana; do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.
O Programa "Ceará Sem Fome" terá três importantes frentes. A primeira é a distribuição de um cartão alimentação, que avaliará critérios, como famílias cadastradas no CadÚnico que atendem às normas de entrada no Bolsa Família, mas que estão em fila de espera;
Famílias que mesmo recebendo o benefício possuem renda insuficiente para alimentação ou com rendimento per capita com transferência de até R$ 168; famílias chefiadas por mulheres com baixa escolaridade ou com criança e adolescente de até 14 anos.
A estimativa é que, ao todo, 86 mil famílias sejam beneficiadas em todo o estado. Com a distribuição do benefício, o intuito é também o fortalecimento do comércio local e a agricultura familiar nas cidades cearenses.