Prefeitura de Potengi

Acessibilidade

Acesso a informação Contraste

Programa Nordeste Rurual visita cidade de Potengi para conhecer o trabalho dos ferreiros

06 de October de 2019 às 08:52

 

undefined

    O programa de televisão Nordeste Rural visitou a cidade de Potengi no Ceará, para conhecer de perto o trabalho dos ferreiros e sua importância para economia do município. Potengi é conhecida como “a cidade que não dorme” por causa do som que os ferreiros fazem com seus trabalhos e essa economia é responsável por vender ferramentas no em todo Brasil.

    O programa visitou a principal oficina dos ferreiros para acompanhar as etapas de produção de diversas ferramentas com foices, machados, enxadas, chibancas, facão. A produção começa com o aquecimento do ferro, logo em seguida vem a parte manual com a modelagem do ferro onde a ferramenta vai ganhando forma.

    Graças a esse trabalho o Seu Francisco criou quatro filhos e hoje a sua oficina conta com doze funcionários que dependem dessa renda. O produto dos ferreiros potengienses é vendido em diversos estados do país e essa economia é responsável por 15% da economia do município.

 

    Para ajudar a melhorar a economia ferreira a prefeitura de Potengi fez uma parceria com o SEBRAE para oferecer gratuitamente para os ferreiros um curso de cutelaria para a produção de facas artesanais. Os ferreiros que antes faziam apenas ferramentas rurais, aprimoraram suas técnicas e para produzir facas e aumentaram a venda de produtos. A prefeita de Potengi Alizandra declarou na entrevista que a produção cuteleira ajudará no aumento da renda dos ferreiros potengienses. 

Veja mais fotos: Programa Nordeste Rural visita cidade de Potengi