Prefeitura de Potengi

Acessibilidade

Acesso a informação Contraste

O Ceará agradece e se despede da Mestra da Cultura Dona Zefinha

03 de August de 2020 às 12:11

undefined

    A vida tão delicada e bela como cada varanda de bilro traçada pela Mestra da Culltura, a artesã Dona Zefinha, que fez sua passagem no domingo, dia 2 de agosto, na cidade de Potengi. O Ceará em luto mas também em gratidão agradece a vida, a obra e o legado belíssimo de Zefinha. Nosso muito obrigada!

   Conhecida pelo capricho em cada peça, era dedicada em seu trabalho de artesã e com bastante habilidade fabricava obras em renda, as redes eram sua marca e amor. A tradição deu a Dona Zefinha o Titulo de Tesouro Vivo da Cultura, do Governo do estado do Ceará.

Dona Zefinha

   Josefa Pereira de Araújo, Dona Josefa (ou Zefinha), nasceu em 1943. Reside em Potengi, região do Cariri. Tinha no artesanato sua ocupação principal, confeccionando rede de dormir de renda de bilros. Aprendeu essa arte com a mãe, Dona Helena, que também fazia redes.

  Trabalhando numa almofada de mais de um metro de comprimento, manipulando 120 pares de bilros de macaúba. Para tecer uma rede de dormir, necessitava de 20 novelos de linha e de nada menos que 70 dias de trabalho, aproximadamente. A peça não tinha qualquer emenda, um fazer tão delicado e belo.

    A Secult Ceará celebra a vida de Dona Zefinha, almeja que ela encontre um caminho de luz, agradece sua arte e deseja aos familiares e amigos serenidade nesse momento de dor e partida. Viva Dona Zefinha! Obrigada!

Nota de pesar
Secult Ceará