Prefeitura de Potengi

Acessibilidade

Acesso a informação Contraste

Nota de esclarecimento sobre o surgimento de novos casos de COVID-19

08 de June de 2020 às 00:00

undefined

    Considerando o contexto social que estamos vivenciando, a Secretaria de Saúde de Potengi informa que a cada novo caso suspeito de COVID-19, faz-se atendimento com as Equipes de Saúde da Família, onde é notificado o paciente, realiza-se o preenchimento da ficha de isolamento, agenda-se os exames, além de, orientações e esclarecimentos a respeito da doença.

     A coleta da amostra é indicada sempre que ocorrer caso suspeito de COVID-19, sendo realizada no domicílio por profissional de saúde (Enfermeiro) devidamente treinado e em uso de equipamento de proteção individual (EPI), que na oportunidade já realiza avaliação do paciente e orientações sobre o uso de máscaras, cuidados de higiene e isolamento.

    Também é de conhecimento que, em razão da pandemia de COVID-19 e das medidas de isolamento social determinadas pelos órgãos sanitários como forma principal de erradicação do vírus, o atendimento domiciliar presencial poderá ser substituído por tele saúde, durante o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal. Mas em qualquer atendimento de urgência a Equipe de Saúde da Família está de prontidão para atendimento. Lembrando que todo profissional é preparado para realizar os acompanhamentos, mas deve ser mantida toda cautela pois os mesmos não estão imune ao vírus.

    Justifico assim, que o acompanhamento aos pacientes COVID-19 esta sendo realizado pelos PSF’s e todo paciente que necessite de atendimento domiciliar por agravos do sintomas são acompanhados pelo teleatendimentno (chamadas telefônicas).

    Cumpre esclarecer que o Ministério da Saúde e os conselhos profissionais (CFM, COFFITO, COREN, etc.) já disciplinaram essa forma de atendimento, bastando analisar os respectivos diplomas legais para execução segura.

Atenciosamente,

Cara Saoinara de Brito Francelino Neri

 

Secretária de Saúde