Prefeitura de Potengi

Acessibilidade

Acesso a informação Contraste

Notícias

Início>Notícias>Matéria

Potengi cresce siginificamente no IQM 2018

11 de November de 2018 às 13h e 11minutos

undefined

 

   Nesse último domingo a prefeitura de Potengi postou um vídeo no Facebook onde o técnico agrícola Aislam Duarte relatou sobre o desenvolvimento do município nas questões  ambientais ressaltando o resultado dos índices nesse ano de 2018. Segundo ele:

   “O município é avaliado em três áreas, na saúde, na educação e no meio ambiente. E uma das grandes conquistas do município de Potengi na atual gestão foi a nota atingida pelo exercício 2018 do IQM (Índice de Qualidade do Meio Ambiente).

   Esse IQM é medido por meio de rações desenvolvidas ao longo do ano em questões ambientais e como essa questão vem sendo uma das grandes prioridades da prefeita Alizandra Gomes por meio da secretaria de agricultura, que também desenvolve ações em questões ambientais, obteve um significativo crescimento em seu índice.

   Nesse ano foram realizadas várias ações relacionadas a sustentabilidade do município o que permitiu sair de uma nota zero da gestão anterior para 0,6 que representa um desenvolvimento de 60% na nota do IQM dentro de uma escala máxima de 100%. Essa recompensa da nota atingida pelo município é repassada por meio de recursos para o fundo municipal do meio ambiente. Esse fundo, que foi criado e aprovado por lei pela câmara municipal, receberá um valor de 268 mil reais para investir em questões ambientais.

   Já existem em paralelo dois planos sendo elaborados com o apoio do governo do Estado e Secretaria do Meio Ambiente do Estado que são: gestão integrada dos resíduos sólidos, onde o município vai participar de consorcio com outros municípios para a construção de aterro sanitário que vai ficar localizado em Araripe. E o outro será o plano de coleta seletiva que vai ser implantado com recurso do IQM.”

   As ações relacionadas ao meio ambiente continuam a acontecer a todo vapor na secretaria de agricultura e meio ambiente para que no próximo ano essa nota do IQM aumente e consequentemente o valor do recurso obtido. É objetivo da gestão da prefeita Alizandra Gomes que esse índice que esse índice possa crescer de forma progressiva com as ações socioambientais garantindo um Potengi melhor nos próximos anos. 

Outras Matérias