Prefeitura de Potengi

Acessibilidade

Acesso a informação Contraste

Notícias

Início>Notícias>Matéria

Culminância do Peteca

12 de June de 2019 às 17h e 06minutos

undefined

    O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) é um programa de educação que visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. Consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização adolescente.
    O trabalho infantil acarreta prejuízos ao desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo. As principais consequências são: atraso na aprendizagem, fracasso e abandono escolar, prejuízo ao desenvolvimento físico e a saúde tais como lesões, deformidades, fadiga excessiva, distúrbio do sono, irritabilidade e problemas respiratórios.
    A Prefeitura Municipal de Potengi, preocupada com a garantia da criança e do adolescente na escola, vem realizando através da secretária de Educação em parceria com a Secretaria de Assistência social, várias ações nas escolas municipais com professores e alunos, apresentando o Programa Peteca que trabalha por meio de informações e oficinas a erradicação do trabalho da crianças e do adolescente e a garantia desses no seu ambiente escolar.
    Na manhã desta quarta-feira (12/06), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Governo Municipal de Potengi promove uma caminhada em combate ao trabalho infantil. A ação é realizada em parceria com o Conselho Tutelar, Escolas Municipais, Particulares e Estadual, CRAS, Conselho de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA). Alunos, professores, funcionários, e a comunidade de Potengi dizem NÃO ao trabalho infantil nessa manhã. 
    A caminhada tem como objetivo, sensibilizar e advertir a população sobre o número de crianças e adolescentes que ainda estão sujeitas a este problema. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil visa assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos seus direitos humanos fundamentais e combater todos os tipos de trabalho infantil. A UNICEF estima que mais de 215 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas em condições de exploração infantil e sendo envolvidas em conflitos armados.
Lugar de criança é na escola!

Veja mais fotos: Culminância do peteca

Outras Matérias